A grande possibilidade da chegada destas máquinas, verdadeiros sonhos de consumo de qualquer um,
marcará uma nova etapa no automobilismo dos super carros no Brasil.
(Leia no final da matéria Ficha técnica valores, testes e demais serviços e informações)

A grande transformação do automobilismo no Brasil nos últimos anos, vem mudando a fotografia dos nossos autódromos, agregando novos modelos, muita tecnologia embarcada e obrigando o staff a se qualificar cada dia mais.
Até a chegada da GT3 no Brasil em 2006/2007, a grande maioria dos pilotos sequer se imaginava guiando uma super máquina dessas, assim como mecânicos e preparadores sequer imaginavam em mexer ou preparar uma Lamborghini, uma Ferrari, Porsche, Ford Gt 40, Dodge Viper e tantos outros que acabam vindo para o Brasil.
A chegada destas máquinas verdadeiros sonhos de consumo de qualquer um é que alavancou este nicho de mercado dentro do automobilismo brasileiro, que já tinha carros de altíssima qualidade na Stock Car, que evolui desde os tempos do Opala.

O segundo passo depois de desmistificar essas super máquinas acontece com a criação dos protótipos desenvolvidos aqui graças a qualificação de engenheiros e preparadores que vieram com a GT3 lá no início.
E hoje temos no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, grandes projetos sendo desenvolvidos por brasileiros e fazendo sucesso nas pistas com o Endurance Brasil.
Nesta linha de evolução das super máquinas em pistas brasileiras chegamos na fase atual que é a chegada dos grandes protótipos reconhecidos em autódromos do mundo inteiro, a chegada do protótipo Gineta este ano trazido pelo irmãos Ebrahim de Curitiba, deu a largada para esta nova fase e muita coisa está por acontecer num futuro bem próximo.
Na mira das pistas brasileiras agora estão modelos como Ligier categoria LMP3, que encontra-se em fase de finalização de negociação e com processo de importação já aprovado e possível de ser realizado.
Uma dessas empresas empenhadas em fazer chegar estes e outros carros nesta linha às pistas brasileiras é a gaúcha Hinkel que através de uma parceria com a Oreca Group da França está viabilizando a chegada de novos carros ao Brasil.
Fomos ouvir o responsável por essa investida, Sidnei Hinkel, que nos conta um pouco deste processo.

Um pouco da história   

Por Sidnei Hinkel

A partir de 2012 o cenário automobilístico no brasil deu uma virada, e nessa época eu começo a pensar em como fazer para que a Hinkel possa crescer, afinal de contas ela existe desde 1989 mas carecia de uma alavanca para crescer.

Então foram várias imersões para buscar algo diferente, buscar uma direção de como alavancar um novo mercado e uma nova expectativa para o automobilismo brasileiro.

Então em 2017 volto a trabalhar na França na empresa que trabalhei de 2003 a 2008 e que sigo em contato até hoje.

Este tempo de visão diferente foi o divisor de águas para que eu enxergasse o que era preciso fazer.

Como a Hinkel já era cliente de Oreca, voltei a estreitar relações com eles, e a partir disso a empresa enxerga no meu perfil alguém com qualificação para fazer o desenvolvimento e a inserção da marca ORECA no Brasil e América latina.

Então no final do ano de 2017 firmamos a parceria e sou Official Delar no Brasil (www.orecadb.com.br) de Oreca Group França. (www.oreca.com)

Uma empresa que dispensa grandes apresentações. São 45 anos de existência e uma fama bastante grande na fabricação de protótipos Le Mans, preparação de motores, Gts e Rally.

Somos exclusivos em Brasil e trabalhamos também o mercado da América Latina.

Endurance Brasil-

Sabedores que Oreca é fabricante de protótipos e reconhecida mundialmente, em Junho de 2018 clientes brasileiros que participam da Endurance Brasil nos procuram para saber como fazer para ter um carro apto a participar do nosso campeonato.

Como os carros de Oreca  são somente categoria LMP2 e LMP1, seriam onerosos demais e não se encaixariam no regulamento da Endurance Brasil.

Sendo assim entramos em contato com Oreca que nos autoriza a contatar com Ligier para que assim possamos ofertar protótipos de categoria LMP3 que seriam compatíveis com valores, desempenho e regulamento da atual categoria.

 

Ficha Técnica – valores –

LMP3 LIGIER – JS P3
Chassi com 11.000km de uso
145.000euros

 

 

 

 

CHASSI LMP3 2017 JS P3
185.000 euros – Preço do carro na origem – europa.

Um pouco da parte técnica do chassi- JS P3
 Chassi LMP3 Ligier JS P3

Ficha Técnica

ENGINE
Nissan Nismo VK56 5.0 litre V8 engine,
570\580hp a 6.500 rpm,
63kgf a 5.250rpm

BRAKES
Master cylinder, six-piston calipers
355mm brake discs front and rear

TRANSMISSION
Xtrac six-speed sequential gearbox with aluminium semi-automatic pneumatic paddle shift system

STEERING & SUSPENSION
Double wishbone, pushrod and spring damper combination
Quick release steering wheel
Three ways latest generation dampers
Adjusted anti-roll bar
Control Traction

ELECTRONICS
Magnetti Marelli ECU and data
Cosworth steering wheel interface

CHASSIS
Carbon monocoque chassis
Regulation steel roll cage meeting FIA safety standards
Carbon fibre crash structure
High speed air jack system

WEIGHT
930kg

FUEL SYSTEM
ATL 100 litres

COCKPIT
Multifunctional steering wheel with integral driver display
Six-point FIA approved safety harness
Adjustable steering column
FIA approved fire extinguisher

WHEELS & TYRES
Magnesium 18” rims
12,5” front 13”rear

DIMENSIONS
Length – 4605mm
Width – 1900mm
Wheelbase- 2860mm

Os serviços que disponibilizamos
Serviço Conexão Brazil – Ligier
Conexão entre comprador e fabricante.
Acompanhamento até a fabrica para test drive e definição de compra.
Acompanhamento e fechamento da compra.
Acompanhamento para shake dowm e\ou entrega técnica do carro.
Acompanhamento na montagem e\ou embarque do carro.
Indicação do agente importador com experiência em importação de carros e liberação através das regras nacionais.
Acompanhamento do processo de importação e liberação.

Conexão para peças de rebuild do chassi
Testes em LMP3

Temos hoje uma equipe com sede em Magny Cours, que tem a disposição carros para serem utilizados para shake down.
O custo de um teste no circuito incluindo todas as despesas e um seguro é em torno de 5.000€ por piloto, para um tempo de 2 horas, sendo possível para este tempo, algo em torno de 40\50 voltas.
Também temos a possibilidade de utilizar carros da própria fábrica para fazer o test drive.
Prazo de entrega do chassi LMP3 Ligier- 0KM
02\03 meses de produção- (prazo médio)
25 dias de transporte – marítimo (prazo médio)
15 dias de liberação de tramites internos (prazo médio)

Prazo de entrega do chassi LMP3 Ligier- USADO
25 dias de transporte – marítimo (prazo médio)
15 dias de liberação de tramites internos (prazo médio)

Despesas de viagem
As despesas de viagem do agente do Brazil serão por conta do comprador.

Despesas de importação (despachantes)
As despesas de importação, seja ela temporária ou definitiva, de frete e despachante, são de inteira responsabilidade do comprador.

Custos de importação (impostos)
Os custos de importação são de total e inteira responsabilidade do comprador