O povoado que teve início junto a estação após a construção de uma estrada de ferro, leva o nome de Canoas por causa da construção de canoas a partir de troncos de árvores (timbaúva) que existia no local, apesar de sua história estar ligada a trens e a navegação, a cidade de Canoas tornou-se a “terra dos avões.


Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região iniciou em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.
Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.
Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território, no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.
O município é o maior da Região Metropolitana de Porto Alegre e possui o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado, além de ser a 72ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo Universitário com um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e cinco Universidades, (Ulbra, Uniritter, Unilasalle, Unisinos e IPUC).
Canoas também é conhecida como “terra do avião”. Essa característica é demonstrada em duas praças e mais dois locais – Base Aérea e Ulbra – que exibem aeronaves como monumentos – a Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima. A cada ano, no dia 12 de outubro, a Base Aérea realiza a Expoaer, que atrai milhares de pessoas da região.


A Praça do Avião ou Praça Santos Dumont é um dos pontos mais famosos da cidade de Canoas. No local, um avião de fabricação inglesa F-8 Gloster Meteor, sustentado por um suporte de concreto armado, faz uma homenagem à importância da Aeronáutica para o desenvolvimento municipal.
A primeira aeronave a jato trazida ao Brasil e a primeira aeronave militar a jato fabricada no Brasil, estão intimamente ligadas à história do município de Canoas, onde se localiza o Quinto Comando Aéreo Regional.


Praça Força Aérea Brasileira, que fica na avenida Guilherme Schell, exibe uma aeronave militar T-26 Xavante, de fabricação nacional.

Xavante, de fabricação nacional localizado na Ulbra

E outro jato localizado na entrada da Base Aérea de Canoas