Muita coisa para pensar em 12 horas nas ?guas do Canal da Mancha

nadar_1.jpgPreparação do brasileiro Edison Peinado Jr. incluiu nadar em 22 cidades do Brasil e América do Norte praticamente sem sair do lugar.


Embora o sonho de atravessar o Canal da Mancha em uma jornada solitária tenha começado há três décadas, o brasileiro Edison Peinado Júnior anos nos últimos dois anos a fase mais intensa de preparação para esse desafio. Aproveitando cada minuto livre da agenda de trabalho típica de um piloto de linhas aéreas regionais, este paulistano de 36 anos conheceu piscinas de vários hotéis e aeroportos do Canadá e Estados Unidos, além de utilizar a da casa de seus pais, que vivem em um sítio em Atibaia, São Paulo. Esse treinamento certamente vai passar por sua cabeça na segunda travessia do Canal da Mancha que ele fará em sua vida. A primeira foi há oito anos, integrando a equipe de seis nadadores do San Francisco Sunrisers Swim Team; na próxima semana Peinado Júnior vai tentar a travessia solo, novamente sob a supervisão da Channel Swimming Association (Associação de Natação do Canal), entidade que controla e homologa as tentativas de completar os 34 quilometros da travessia em águas frias mais famosa do mundo.
A preparação de Edison Peinado Júnior, no entanto, vai além dos dois mil quilometros de treinos em piscinas em 22 cidades e nas 65 travessias na baía de São Francisco, onde reside e está baseado como piloto de uma linha aérea regional norte-americana. Mais de 1.500 km de bicicleta - incluindo a disputa de um Ironman completado em 13 horas -, e uma dieta que adicionou 10 quilos ao seu peso ideal foram outras atividades desenvolvidas nos últimos dois anos. O hábito de nadar em piscinas fechadas, porém, foi o que exigiu maior criatividade nesse processo, conforme o nadador explica:
"Por causa da minha profissão acabo passando um bom tempo em hotéis e por isso viajo sempre com o kit que chamo de "calção e elástico". Com ele posso nadar muitos quilometros praticamente sem sair do lugar."
A solução adotada por Peinado Júnior consta de um calção especial acoplado a uma banda elástica que, na outra extremidade, é amarrada a um ponto fixo da piscina, geralmente a escada de um dos cantos. Um vídeo que inclui treinos em 22 piscinas do Brasil, Canadá e Estados Unidos e mostra a curiosidade que esse treinamento desperta pode ser visto em seu blog www.flyfasteddie.blogsport.com.
Edison Peinado Júnior já está na Inglaterra e na próxima semana tenta fazer a travessia do Canal da Mancha; o brasileiro espera concluir os 34 km em aproximadamente 12 horas.

Beepress

Pesquisar